Metodologias Ativas: Educação Socioemocional

Professora Lucilaine Machado, 4°s e 5°s anos. Escola Municipal General Aldo Bonde. 

No contexto do L.A.C (Laboratório de Aprendizagem Significativa) das turmas do 2º ciclo da Escola General Aldo Bonde, sob a condução da professora Lucilaine Machado, as metodologias ativas foram empregadas com foco na educação socioemocional, estimulando o protagonismo dos alunos e buscando uma abordagem integral do aprendizado.

Durante as atividades em sala de aula, os alunos foram incentivados a desenvolver habilidades socioemocionais por meio de práticas interativas. A mediação do aprendizado ocorreu de forma integrada, especialmente nas disciplinas de Formação Humana e História. Além disso, ferramentas como o grupo de WhatsApp foram utilizadas para o envio de atividades, promovendo a interação e a colaboração entre os estudantes.

Uma das ações destacadas foi a realização de atividades relacionadas ao Dia das Mães. Os alunos participaram de atividades como dobraduras e confecção de cartões, utilizando materiais diversos para estimular a criatividade e a produção textual. Uma etapa marcante foi a criação do "Jornal do Bonde", onde os alunos, munidos de equipamentos como TV, microfone e câmera, realizaram entrevistas sobre o significado de mãe em uma palavra, valorizando as mães da comunidade escolar.

Além disso, houve um enfoque na valorização das profissionais que trabalham na escola, muitas vezes esquecidas em datas como essa. Os alunos entrevistaram professoras, serventes, cozinheiras, entre outras, buscando representar todas as mães que contribuem para a vida escolar.

Em um momento de sensibilidade, a turma do 5º ano A prestou uma homenagem afetiva à mãe da querida aluna Giovana, que foi perdida de forma drástica, deixando um impacto profundo na comunidade escolar. Essas atividades visaram valorizar a estrutura emocional fornecida pelas mães, destacando sua importância nos aspectos social, afetivo e emocional dos alunos.

A professora Lucilaine Machado ressalta que o objetivo foi plenamente alcançado, pois acredita na importância de abordar o respeito e os valores familiares, assim como reconhece a contribuição essencial das educadoras para a formação integral dos alunos, moldando seu caráter, moral e princípios. Essas vivências são vistas como momentos que contribuem para uma transformação social gradual e escalonada.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 de março, dia da Escola

Aprendendo sobre Sistema Respiratório