MEDITAÇÃO E A ESCOLA

PROFESSORA ANA MARY AP. PINHEIRO, 5ºANOS A, B, C, D. Escola Municipal General Aldo Bonde


Foi com a preocupação no desenvolvimento dos alunos em sua forma qualitativa e integral, assim como, melhorar a qualidade da educação pensando também nas avaliações externas, que foi feito a proposta às colegas de trabalho e juntas, também com a direção e equipe pedagógica iniciamos o projeto Meditação e a Escola. O projeto Meditação e a Escola tem objetivo de através de suas práticas promover o fortalecimento da saúde emocional dos estudantes e assim, trazer ótimos resultado à rotina escolar com o aumento do foco e concentração, pois todos sabem que a falta de concentração e agitação interna estão intimamente relacionadas com o baixo rendimento, a desmotivação e os conflitos existentes nos ambientes, tanto familiar, quanto escolar.

“Eu professora Ana Mary, desde o ano de 2021 venho desenvolvendo em sala de aula com meus alunos às práticas de meditação e abordagem da psicologia positiva com as frases de motivação positiva(Eu posso, eu consigo, eu sou capaz, eu sou inteligente, etc). Foi assim que percebi que os alunos começaram a sentir mais segurança em aprender, ter autoconfiança e autonomia, a ter mais foco para leitura e realizar atividades. A leitura, o foco e concentração, a melhora da letra foi visível depois das práticas, além de que sempre eles mesmos começaram a pedir pela meditação. Tenho tido relato de mães de alunos sobre o interesse deles em aprender mais, a fazer as tarefas em casa com o desejo de praticar e sanar as dificuldades. Tenho relato de crianças que tinham quadro de ansiedade e que superaram. Então a partir das minhas experiências com os alunos, decidi que deveria estender o projeto para mais crianças e colegas de trabalho. Assim repassei a ideia para as colegas professoras Thais, Ellen e Thakyane das turmas de 5ºanos e juntas estamos nesse ano desenvolvendo o projeto Meditação e a Escola.

As estratégias usadas são a conversa inicial de agradecimento, a prática da respiração, cinco minutos de silêncio ao som das músicas de Mosart e depois no início da primeira aula junto ao cabeçalho da escola são escritas as frases de motivações positivas. O projeto teve início já na primeira semana de aula desse ano e se estenderá durante o ano todo de 2023. Na primeira semana foi realizado na quadra da escola com todos os alunos dos 5ºanos juntos e na sequência se dará em sala de aula com as professoras responsáveis por cada turma.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 de março, dia da Escola

Formando seres pensantes e sociais

Aprendendo sobre Sistema Respiratório