Laboratório de Aprendizagem Criativa

Professora Lucilaine Machado, 4° ano e 5° ano. Escola Municipal General Aldo Bonde.

Neste mês trabalhamos um sequência de aulas com foco no Pensamento Computacional, foram realizadas atividades que estimularam a resolução de problemas .Para isso foi organizado material e conteúdo que vinham de encontro com o estímulo entender e do organizar etapas e padrões para tais resoluções.

As turmas dos 2°s aos 5°s anos, participaram de momentos de atividades englobadas na interdisciplinaridade.

Nas sequências de aula os alunos produziram seu conhecimento partindo de simples dobraduras que permitem estimular o pensar nos padrões. Dando continuidade produziram jogos de tabuleiro. Partindo para atividades makers foram desafiados a produzir seu próprio, um circuito com desafios

Seguindo para a robótica educacional produziram seus Spinners e em seguida utilizamos a programação utilizando o Scratch e a Hora do Código.

As atividades são realizadas na sala do LAC, mas semanalmente a professora encaminha atividades via grupo de whatsapp da turma e tais atividades podem ser realizadas em casa com o auxílio da família.

Segue uma das atividades de a luna Kaillana do 4°ano B que com a ajuda de seu pai e com o uso de materiais recicláveis, conseguiu contextualizar o aprendizado.

Ela inventou seu jogo, estruturou as regras, enfim foi a protagonista do início ao fim.

Eu como professora fico feliz em estar estimulando cabeças pensantes, por estar impactando positivamente na vida dos meus alunos.

Quando recebo vídeos como esse, eles se tornam uma válvula impulsionadora para manter-me no trilho.

Hoje no dia do educador social. Esse resultado vem defender a certeza de que todo dia aprendemos que é possível modificar os padrões em prol de resultados significativos. Hoje a sala de aula foi invertida. A aluna ensina a professora.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sobre Sistema Respiratório

15 de março, dia da Escola