Formando seres pensantes e sociais

Professora Lucilaine Machado, 4°ano A - Integral. Escola Municipal General Aldo Bonde


A turma trabalhou neste mês diversas temáticas que abordaram e interrelacionaram as disciplina. Todo os temas estavam alinhados a BNCC e também aos conteúdos programáticos . Tiveram como objetivo a formação social , que com certeza repercute no futuro.

No decorrer do mês foram trabalhas atividades que contemplaram as temáticas de convivência harmônica, neste sentido , foram produzidos textos relacionados ao bullying, rodas de conversas, leituras de livros e produções de mapas mentais.

A história da "Maria vai com as outras" delimitou o trabalho.

Como no mês referência nos a Semana da Cultura da Paz, tema em evidência nós últimos anos , mas que tem significado atemporal , tanto que está nas ODS sendo colocado como referencial na convivência da humanidade entre os pares e com o planeta.Realizamos atividades de estímulo ao diálogo na mediação de conflitos.

Não menosprezando a importância , realizamos atividades inclusive meditação para acalmar e aliviar as emoções, remetendo a importância do tema trabalhado no mês de Setembro amarelo, pois a vida cada vez mais agitada e cheia de rotina e cobranças por vezes faz com que a saúde mental esteja em desequilíbrio. E isso não ocorre apenas com adultos, esse tema precisa ser percebido e entendido inclusive pelos pequenos.

Neste viés de pensamento eu como docente vejo necessária a minha mediação no contexto escolar e acredito de suma necessidade que a escola esteja alinhada com a família.

As vídeo aulas do Vamos Ler sobre saúde mental contribuiram para o processo de assimilação do denso teor de conteúdo deixando mais fácil de entendimento.

Eu particularmente gosto de trabalhar com formas difernciadas temas que tem uma relevância social.

O processo de falar, de falar ,de ouvir , de respeitar , de perceber e se importar precisa ser estímulo no ambiente escolar que é o local de maior permanência de uma criança .

Ao realizar a prática de meditação na sala , os alunos começam a perceber a si próprios, reconhecer seu corpo,seus sentidos e seus sentimentos e ao realizar a prática de se olhar no espelho, puderam falar consigo e estimular o apreço por si

Acredito que os processos são gradativos, mas sei que cada intenção repercute em modificação social e acredito que tais assuntos precisam ser trabalhados e vistos com a devida relevância de saúde sócio emocional que fará toda a diferença na vida acadêmica e social dos alunos.

Alunos mais mentalmente saudáveis aprendem mais, isso a neurociência está para comprovar e explicar.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 de março, dia da Escola

Aprendendo sobre Sistema Respiratório