A mistura da aula é homogênea ou heterogênea?!

Professora Lucilaine Machado, 4°ano A - Integral. Escola Municipal General Aldo Bonde

Nesta semana foi trabalhado em sala de sala individual e em sala de aula coletivamente.

Como o mês de abril tem muitas datas comemorativas importantes para trabalhar e estão nos conteúdos programáticos do trimestre, as turmas dos 4°s anos A,B,C e D, se propuseram a trabalhar na linearidade.

Assim, os conteúdos foram se relacionando interdisciplinarmente , trabalhamos o Dua Nacional do livro Infantil ( 18 de abril), dando ênfase a Monteiro Lobato o precursor da literatura infantil, mas também fizemos mapas mentais para estimular bas crianças a relembrar e conhecer os principais escritores e escritoras deste gênero textual.

Aproveitamos assim para trabalhar com atividades norteadas pelo tema Sítio do Pica Pau Amarelo, partindo daí trabalhamos também o dia 19 de abril Dia dos Povos Indígenas, assim abordamos as tradições ancestrais , culturais e tradicionais de nosso povo. O filme Tainá 1 foi a forma de melhor assimilação de tantas informações e as artes realizadas a partir do grafismo indígena. Até petecas foram construídas.

Aproveitando tanto conhecimento sobre natureza e ser humano trabalhamos ( 22/04) Dia do Descobrimento do Brasil, onde foi possível complementar o conhecimento sobre a chegada dos Europeus, os portugueses, as navegações, a troca de mercadoria e especiarias ( escambo), e assim colocar importantes fatos históricos em evidência.

Como nesta mesma data (22/04) é Dia Internacional da Mãe Terra , achamos não menos importante , abordar através da data assuntos contemporâneos pertinentes como Sustentabilidade, Consciência Social, dentre tantos outros assuntos que correlacionam, valores sociais e comportamento social, a música Terra Planeta Água ( Guilherme Arantes), deu embasamento para interpretação.

Porfim, nada mais justo fazer o fechamento de tanto aprendizado, realizando uma aula coletiva de receita!

A receita escolhida foi BOLO DE FUBÁ... Nada mais justo porque engloba todos os conteúdos aplicados no decorrer da semana!

Realizamos aula teórica e prática.

Contamos com. participação e colaboração de professoras colegas , a professora Josely do 3° ano, e as professoras Ana Mary e Takiany dos 5°s anos C e D

Fizemos receitas sequênciais então trabalhamos quantidades, pesos , medidas, líquidos, sólidos, secos, molhados e inclusive misturas homogêneas e heterogêneas.

Para finalizar nada mais justo que degustar!

Na minha visão , o trabalhar no coletivo ajuda na assimilação do conteúdo e principalmente quando Interrelacionamos, colocamos os assuntos como normais e menos massantes.

O conviver colabora para o entendimento do cumprir regras e do ser solidário, as crianças percebem que é necessário partilhar e conviver harmonicamente, isso é educação socioemocial sendo aplicada.

Eu vejo como importante e mais como necessária essa interação.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 de março, dia da Escola

Formando seres pensantes e sociais

Aprendendo sobre Sistema Respiratório