A mistura da aula é homogênea ou heterogênea?!
Professora Lucilaine Machado, 4°ano A - Integral. Escola Municipal General Aldo Bonde
Nesta semana foi trabalhado em sala de sala individual e em sala de aula coletivamente.
Como o mês de abril tem muitas datas comemorativas importantes para trabalhar e estão nos conteúdos programáticos do trimestre, as turmas dos 4°s anos A,B,C e D, se propuseram a trabalhar na linearidade.
Assim, os conteúdos foram se relacionando interdisciplinarmente , trabalhamos o Dua Nacional do livro Infantil ( 18 de abril), dando ênfase a Monteiro Lobato o precursor da literatura infantil, mas também fizemos mapas mentais para estimular bas crianças a relembrar e conhecer os principais escritores e escritoras deste gênero textual.
Aproveitamos assim para trabalhar com atividades norteadas pelo tema Sítio do Pica Pau Amarelo, partindo daí trabalhamos também o dia 19 de abril Dia dos Povos Indígenas, assim abordamos as tradições ancestrais , culturais e tradicionais de nosso povo. O filme Tainá 1 foi a forma de melhor assimilação de tantas informações e as artes realizadas a partir do grafismo indígena. Até petecas foram construídas.
Aproveitando tanto conhecimento sobre natureza e ser humano trabalhamos ( 22/04) Dia do Descobrimento do Brasil, onde foi possível complementar o conhecimento sobre a chegada dos Europeus, os portugueses, as navegações, a troca de mercadoria e especiarias ( escambo), e assim colocar importantes fatos históricos em evidência.
Como nesta mesma data (22/04) é Dia Internacional da Mãe Terra , achamos não menos importante , abordar através da data assuntos contemporâneos pertinentes como Sustentabilidade, Consciência Social, dentre tantos outros assuntos que correlacionam, valores sociais e comportamento social, a música Terra Planeta Água ( Guilherme Arantes), deu embasamento para interpretação.
Porfim, nada mais justo fazer o fechamento de tanto aprendizado, realizando uma aula coletiva de receita!
A receita escolhida foi BOLO DE FUBÁ... Nada mais justo porque engloba todos os conteúdos aplicados no decorrer da semana!
Realizamos aula teórica e prática.
Contamos com. participação e colaboração de professoras colegas , a professora Josely do 3° ano, e as professoras Ana Mary e Takiany dos 5°s anos C e D
Fizemos receitas sequênciais então trabalhamos quantidades, pesos , medidas, líquidos, sólidos, secos, molhados e inclusive misturas homogêneas e heterogêneas.
Para finalizar nada mais justo que degustar!
Na minha visão , o trabalhar no coletivo ajuda na assimilação do conteúdo e principalmente quando Interrelacionamos, colocamos os assuntos como normais e menos massantes.
O conviver colabora para o entendimento do cumprir regras e do ser solidário, as crianças percebem que é necessário partilhar e conviver harmonicamente, isso é educação socioemocial sendo aplicada.
Eu vejo como importante e mais como necessária essa interação.
Nesta semana foi trabalhado em sala de sala individual e em sala de aula coletivamente.
Como o mês de abril tem muitas datas comemorativas importantes para trabalhar e estão nos conteúdos programáticos do trimestre, as turmas dos 4°s anos A,B,C e D, se propuseram a trabalhar na linearidade.
Assim, os conteúdos foram se relacionando interdisciplinarmente , trabalhamos o Dua Nacional do livro Infantil ( 18 de abril), dando ênfase a Monteiro Lobato o precursor da literatura infantil, mas também fizemos mapas mentais para estimular bas crianças a relembrar e conhecer os principais escritores e escritoras deste gênero textual.
Aproveitamos assim para trabalhar com atividades norteadas pelo tema Sítio do Pica Pau Amarelo, partindo daí trabalhamos também o dia 19 de abril Dia dos Povos Indígenas, assim abordamos as tradições ancestrais , culturais e tradicionais de nosso povo. O filme Tainá 1 foi a forma de melhor assimilação de tantas informações e as artes realizadas a partir do grafismo indígena. Até petecas foram construídas.
Aproveitando tanto conhecimento sobre natureza e ser humano trabalhamos ( 22/04) Dia do Descobrimento do Brasil, onde foi possível complementar o conhecimento sobre a chegada dos Europeus, os portugueses, as navegações, a troca de mercadoria e especiarias ( escambo), e assim colocar importantes fatos históricos em evidência.
Como nesta mesma data (22/04) é Dia Internacional da Mãe Terra , achamos não menos importante , abordar através da data assuntos contemporâneos pertinentes como Sustentabilidade, Consciência Social, dentre tantos outros assuntos que correlacionam, valores sociais e comportamento social, a música Terra Planeta Água ( Guilherme Arantes), deu embasamento para interpretação.
Porfim, nada mais justo fazer o fechamento de tanto aprendizado, realizando uma aula coletiva de receita!
A receita escolhida foi BOLO DE FUBÁ... Nada mais justo porque engloba todos os conteúdos aplicados no decorrer da semana!
Realizamos aula teórica e prática.
Contamos com. participação e colaboração de professoras colegas , a professora Josely do 3° ano, e as professoras Ana Mary e Takiany dos 5°s anos C e D
Fizemos receitas sequênciais então trabalhamos quantidades, pesos , medidas, líquidos, sólidos, secos, molhados e inclusive misturas homogêneas e heterogêneas.
Para finalizar nada mais justo que degustar!
Na minha visão , o trabalhar no coletivo ajuda na assimilação do conteúdo e principalmente quando Interrelacionamos, colocamos os assuntos como normais e menos massantes.
O conviver colabora para o entendimento do cumprir regras e do ser solidário, as crianças percebem que é necessário partilhar e conviver harmonicamente, isso é educação socioemocial sendo aplicada.
Eu vejo como importante e mais como necessária essa interação.
Comentários
Postar um comentário