Ensinamentos do SAMU

Professora Lucilaine Machado, 4° ano A. Escola Municipal General Aldo Bonde


No último dia 10 de março, a escola teve a ilustre presença do SAMU com ações de palestras e teatro simulativo de acidentes partidos de tensões elétricas.

Participaram também a guarda municipal, bombeiros e secretaria da saúde, foi uma ação em conjunto com a secretaria da educação de Ponta Grossa.

Partindo desse linear de cuidados e precauções, as turmas foram estimuladas a trabalhar o conteúdo em sala de aula e nós do 4° ano A , trabalhamos conceitos teóricos de aprendizado quanto aos primeiros socorros, medidas preventivas, etc. Inicialmente foi explanado em roda de conversa sobre os tipos de acidentes seguidos das necessidades preventivas e meios de segurança. As crianças foram estimuladas a pensar sobre a gravidade de cada fato. Partindo das discussões, trabalhamos o conteúdo interdisciplinarmente, realizando atividades diversas.

Os registros foram através dos cadernos e também de gráficos estatísticos ( priorizando os acidentes dentro da escola) , assim os alunos puderam perceber a gravidade e a normalidade de ocorrência dos acidentes.

Para a assimilação e melhor percepção da teoria , realizamos um mini teatro em sala de aula.

Num primeiro momento as crianças trouxeram suas bonecas e experienciaram o auto de socorrer . Em outro momento eles mesmos foram os atores dramatizações, se auto dividiram e oralmente decidiram os fatos e cenas para o ato, trabalharam com maestria.

Aprenderam para a vida e perceberam que precisam dos cuidados preventivos e principalmente nos momentos de tensão, como usar os números emergenciais e principalmente sobre o manter a calma e domínio dos seis atos.

Eu como professora, achei de grande valia e os alunos me surpreenderam no momento em que as visitas ministraram a ação, pois estavam compenetrados e compreenderam todo o contexto.

Porfia comentavam no transcorrer pois já sabiam das informações ali repassadas.

Foi um trabalho coletivo de construção do conhecido e com certeza valeu muito a pena.

Levarão consigo os conhecimentos adquiridos.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 de março, dia da Escola

Formando seres pensantes e sociais

Aprendendo sobre Sistema Respiratório