Conscientizar a geração da atualidade quanto a necessidade do auto exame

AUTORA
Professora Lucilaine Machado, 5º ano E

Outubro é o mês dedicado para a conscientização da população feminina, mas cabe ressaltar que a masculina também precisa de informação.

Quando pensamos em auto exame , pensamos na saúde como um todo diretamente ligada a alimentação, higiene, práticas de esporte e medicações e auto medicações .

Como uma grande parcela da nossa comunidade não tem acesso a informações, eu tenho como priori, explanar aos alunos, informações pertinentes que por vezes eles mesmos serão os transmissores do conhecimento, e consequentemente, ao aprenderem podem ensinar e nessa transmissão, vidas poderão ser salvas.

Assim partindo da definição ‘Quem ama cuida, e que cuida ama”. Trabalhamos em sala a conversa informal e depois uma roda de conversa mais formativa. Leitura de textos e informações pesquisadas foram agregadas,

Construímos cartazes para o mural, as disciplinas se entre relacionam, pois, aborda a história de um povo, a saúde de um povo, tanto no viés de presente, passado e principalmente qualidade para o futuro.

O trabalho é gradativo e construtivo, necessita de forma direta na contextualização e ao trabalhar com a prática na construção, resulta no entendimento do porque e da necessidade de antecipar cuidados, do ficar atento a sintomas simples e principalmente do desmistificar a ida a um especialista que ora ainda é só quando se está doente.

Aproveitei para encaminhar para os alunos a vídeo aula 7 que aborda saúde e isso veio de encontro com os materiais que havíamos trabalhado e produzido. Fizemos uma somatória de dados que incluíram , produzir replicas dos documentos pessoais ( R.G., CPF, Carteira de motorista) sem contam que também precisaram pesquisar nas suas carteiras de vacinação, as informações pessoais e o histórico de vacinas. Houve também a pesquisa e produção de um mini livro partindoa da ideia de reconhecer 5 frutas desconhecidas.

Todas essas atividades foram desenvolvidas para mostrar aos alunos a necessidade e o cultivo dos bons habitos que sobressaem na qualidade de vida e de saúde.

Assim como fechamento trabalhamos a auto estima inclusive de nós mesmas no local de trabalho, as crianças trabalharam coletivamente produzindo cartões /cartinhas/bilhetes para as professoras e educadoras gerais aqui na escola.

Todo esse trabalho foi pensado no bem estar coletivo e principalmente no auto cuidado e na elevação da auto estima.

Mostrar para as crianças a gravidade desta doença assustadora e avacaladora , mas também oportunizar entender que coisas simples como o auto exame e até mesmo o acolher por parte da família e amigos pode ser o diferencial no tratamento e na remissão . E nos casos extremos mostrar a importância do conviver e respeitar as diferenças .

Há tanto para falar e explicar , mas deixá-los cinetea da necessidade do prevenir e do cuidar já é um caminho . Eu acredito que isso é necessário Esse é o motivo pelo qual trabalho. Colocar me no lugar do outro ou outra .
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 de março, dia da Escola

Formando seres pensantes e sociais

Aprendendo sobre Sistema Respiratório