Hora de aprender sobre Cidadania
AUTORA
Professora Lucilaine Machado, 5°ano E
A turma nesta semana trabalhou de forma prática na intenção de organizar a ideia e o conteúdo denso que engloba cidadania, vista no contexto histórico social . Como é ano de eleição e no próximo domingo é dia de exercer o direito enquanto comunidade democrática. Desenvolvemos a partir de textos sobre registrados no caderno de história , partindo para mapas regionais, gráficos , planilhas de tabulaçao e computação dos dados .
Para não inferir diretamente em assuntos politicos, os tais foram abordados em forma escrita e mapas mentais, porém como recém havíamos feito uma competição de minis jardins em alusão a primavera, aproveitamos tais trabalhos para serem considerados na disputa entre candidatos. Partindo dessa ideia escolhidos os melhores, os alunos foram selecionados e partimos para a votação. A equipe de mesários e os fiscais eleitorais foram definidas e a votação ocorreu na sala de aula mesmo. Foi explicado sobre a importância do voto secreto, compra de votos, direito, respeito etc.
Para finalizar o registro ocorreu no caderno de matemática, onde foi possível explicar sobre os assuntos pertinentes incluindo porcentagem que é uma das dificuldades de entendimento.
A atividade foi muito participativa e os alunos dedicados , fazendo assim integrar a disciplina de Formação Humana( ética e cidadania).
Como forma de fechamento a aluna Sarah foi premiada ( eleita) como melhor trabalho, e ganhou a sua premiação, vista no contexto político forma de pagamento "salário"
Eu como professora acho importante momentos de integração que estimulam o pensar e o agir. Esses alunos precisam imergir no assunto para poder entender, assim, como tarefa precisam me entregar a confecção de documentos pessoais, título de eleitor, R.G e carteira de motorista ...
Mas isso é assunto para outro dia!!!
Professora Lucilaine Machado, 5°ano E
A turma nesta semana trabalhou de forma prática na intenção de organizar a ideia e o conteúdo denso que engloba cidadania, vista no contexto histórico social . Como é ano de eleição e no próximo domingo é dia de exercer o direito enquanto comunidade democrática. Desenvolvemos a partir de textos sobre registrados no caderno de história , partindo para mapas regionais, gráficos , planilhas de tabulaçao e computação dos dados .
Para não inferir diretamente em assuntos politicos, os tais foram abordados em forma escrita e mapas mentais, porém como recém havíamos feito uma competição de minis jardins em alusão a primavera, aproveitamos tais trabalhos para serem considerados na disputa entre candidatos. Partindo dessa ideia escolhidos os melhores, os alunos foram selecionados e partimos para a votação. A equipe de mesários e os fiscais eleitorais foram definidas e a votação ocorreu na sala de aula mesmo. Foi explicado sobre a importância do voto secreto, compra de votos, direito, respeito etc.
Para finalizar o registro ocorreu no caderno de matemática, onde foi possível explicar sobre os assuntos pertinentes incluindo porcentagem que é uma das dificuldades de entendimento.
A atividade foi muito participativa e os alunos dedicados , fazendo assim integrar a disciplina de Formação Humana( ética e cidadania).
Como forma de fechamento a aluna Sarah foi premiada ( eleita) como melhor trabalho, e ganhou a sua premiação, vista no contexto político forma de pagamento "salário"
Eu como professora acho importante momentos de integração que estimulam o pensar e o agir. Esses alunos precisam imergir no assunto para poder entender, assim, como tarefa precisam me entregar a confecção de documentos pessoais, título de eleitor, R.G e carteira de motorista ...
Mas isso é assunto para outro dia!!!
Comentários
Postar um comentário