Papos Cabeças em ação – mulheres protagonistas, exemplos de empoderamento Mulher pode ser o que ela quiser!
Professora Lucilaine Machado, 4 ano A – Integral. Escola Municipal General Aldo Bonde
Dando continuidade ao cronograma de aulas palestras as turmas, trabalharam o Tema: mãe, mulher e profissão.
Assim lincamos as disciplinas na interdisciplinariedade. Planejamos no coletivo e cada prof organizou de acordo com sua realidade de turma. Mas o fechamento da temática foi no coletivo.
Partindo do pressuposto hierárquico patriarcal tradicional, realizamos convidamos mães que tem profissões ditas masculinas, assim, em sala as crianças entrevistaram duas mães Kellen e Eva ( mães e munícipes) que trabalham como seguranças .As crianças foram protagonistas, mediadas por mim, o momento foi de indescritível importância, dando continuidade, por se aproximar do dia das mães, confeccionaram diariamente cartões de com frases motivacionais e de agradecimento, ao trabalharmos o ensaio para o dia das mães, interpretamos a musica Exemplo de mulher, e aproveitamos a gentil e cordial participação das profs ( estagiarias ) Daiane e Rhayanni para participar, visto que tem a vivência de mãe e filha que trabalham juntas, estudam juntas e também cantam juntas, assim trabalhamos as multi facetas de mulheres, diferenças de faixas de idade, oportunidades de acesso etc,
E neste pensar e refletir colocamos essas duas mulheres a frente representando todas as mulheres (mães e filhas ) que trabalham na escola e que por vezes se anulam em prol do bem estar de filhos de outras mulheres/mães. Foi uma forma de expressar o respeito a todas as mulheres da comunidade escolar. Afinal também somos.
Concluídas as apresentações as turmas se encontraram novamente no saguão da escola, para mais um “Papo Cabeça”, neste as convidados especiais foram justamente as duas profs, mãe e filha e neste momento de aula trabalhamos a educação sócio emocional, utilizamos os mesmos moldes das outras palestras ( convite, biografia, cartão de agradecimento), mas também priorizamos algumas dinâmicas emocionais ,as crianças cantaram para as profs e realizamos a dinâmica do espelho.
Vejo que foi uma das aulas mais emotivas que agregaram afetividade e estimulo do respeitar e integrar, e mais, que um pode ser o estimulo para o crescer do outro.
Vejo importante mostrar e quantificar para as crianças que mulheres podem exercer as funções que desejarem e mais que é possível transformar seu contexto através da educação, afinal a realidade posta a eles precisa de ruptura, e isso só acontecerá através da educação de qualidade e da transmissão do conhecimento, assim nosso papel aqui é estimular o pensar autônomo.
Dando continuidade ao cronograma de aulas palestras as turmas, trabalharam o Tema: mãe, mulher e profissão.
Assim lincamos as disciplinas na interdisciplinariedade. Planejamos no coletivo e cada prof organizou de acordo com sua realidade de turma. Mas o fechamento da temática foi no coletivo.
Partindo do pressuposto hierárquico patriarcal tradicional, realizamos convidamos mães que tem profissões ditas masculinas, assim, em sala as crianças entrevistaram duas mães Kellen e Eva ( mães e munícipes) que trabalham como seguranças .As crianças foram protagonistas, mediadas por mim, o momento foi de indescritível importância, dando continuidade, por se aproximar do dia das mães, confeccionaram diariamente cartões de com frases motivacionais e de agradecimento, ao trabalharmos o ensaio para o dia das mães, interpretamos a musica Exemplo de mulher, e aproveitamos a gentil e cordial participação das profs ( estagiarias ) Daiane e Rhayanni para participar, visto que tem a vivência de mãe e filha que trabalham juntas, estudam juntas e também cantam juntas, assim trabalhamos as multi facetas de mulheres, diferenças de faixas de idade, oportunidades de acesso etc,
E neste pensar e refletir colocamos essas duas mulheres a frente representando todas as mulheres (mães e filhas ) que trabalham na escola e que por vezes se anulam em prol do bem estar de filhos de outras mulheres/mães. Foi uma forma de expressar o respeito a todas as mulheres da comunidade escolar. Afinal também somos.
Concluídas as apresentações as turmas se encontraram novamente no saguão da escola, para mais um “Papo Cabeça”, neste as convidados especiais foram justamente as duas profs, mãe e filha e neste momento de aula trabalhamos a educação sócio emocional, utilizamos os mesmos moldes das outras palestras ( convite, biografia, cartão de agradecimento), mas também priorizamos algumas dinâmicas emocionais ,as crianças cantaram para as profs e realizamos a dinâmica do espelho.
Vejo que foi uma das aulas mais emotivas que agregaram afetividade e estimulo do respeitar e integrar, e mais, que um pode ser o estimulo para o crescer do outro.
Vejo importante mostrar e quantificar para as crianças que mulheres podem exercer as funções que desejarem e mais que é possível transformar seu contexto através da educação, afinal a realidade posta a eles precisa de ruptura, e isso só acontecerá através da educação de qualidade e da transmissão do conhecimento, assim nosso papel aqui é estimular o pensar autônomo.
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