A importância da leitura e da oralidade para a autonomia
Professora Lucilaine Machado, 4 ano A - Integral. Escola Municipal General Aldo Bonde
As turmas dos 4° anos A, B, C, e D, com suas respectivas professoras Lucilaine, Shirley, Renata e Luciele, decidiram se unir e iniciar um projeto de aulas coletivas e integrativas, como já havíamos realizado na semana anterior a aula de Receita que deu muito certo, em consonância de pensamento as profs decidiram realizar uma aula de Contação de História, partindo do princípio de quem conta encanta.Assim o nome que veio a cabeça de imediato foi da contadora de história Lucélia Clarindo, como temos o contato direto da professora, munícipe e colega parceira de
Projetos representativos de valorização social partido do processo educativo, fizemos o c contato e entre nós professoras , pagamos o cachê da profissional, precisamos fazer os ofícios nescessários , solicitando junto a SME. Deferida a "visita", iniciamos o processo de produção de Biografia da convidado, leituras de livros infantis diversos , visto que esse era o objetivo, partilhar de momentos significativos de exemplos de leitura, interpretação, oralidade, autonomia, até porque as turmas estão inseridas no " projeto de Invasão Poética" e precisarão estar a frente lendo , decorando e reclamando poemas. Assim a ideia inicial foi essa, mostrar a simplicidade e desenvoltura que é um processo gradual.
Ao estudarmos sobre a convidada foi muito interessante as descobertas e interesse das crianças, o que resultou em perguntas sugeridas por eles, que foram registradas no caderno interessante que em consonância a todo esse trabalho , havíamos trabalhado REPORTAGEM e estudamos com o JORNAL ( impresso) em sala de aula, fizemos leitura e interpretação geral e para complementar , neste jornal tinha um reportagem específica sobre nossa convidada num.projeto de programa com a UEPG e TV Cultura.
Isso é ou não é consonância e conspiração do universo? Eu acho que é!
Na tarde da aula foi a ela perguntado em forma de entrevista ( pergunta e resposta) e as que ela não conseguiu responder devido ao tempo escasso a Contadora teve a gentileza de encaminhar via Whatsapp. Ela respondeu uma a uma, encantadoramente!
A aula teve muita peculiaridade, diferenciada e totalmente atrativa aos olhos de cada criança, estávamos com uma média de 120 crianças, com olhos brilhando. Neste dia convidamos a professora Josely e seus alunos do 3° ano para participar!
Foi realizado o processo de produção de Convite enviado por foto e no dia entregue pessoalmente assim como cada aluno produziu seu cartão de agradecimento.
Como o contexto sugeria, produzimos um texto de apresentação da profissional , como é feito para apresentar palestras e a aluna Lavínia do 4° ano B , foi a apresentadora. Para o momento de entrevistas , foram escolhidos alunos das 4 turmas. Eu como mediadora gosto muito de trabalhar propostas de teoria e prática e as minhas parceiras vestem a camisa comigo.asskm enquanto uma ( prof Shirley)fez a correria de Uber para buscar a convidada, as outras ( Luciele e Renata) ajudaram a organizar o saguão, não posso deixar de citar agradecimentos as colegas sempre parceiras que encaram desafios como Josely, Ana Mary, Joelma,Murilo, Aline , Cleuci dentre muitos que sempre estão na retaguarda com visão colaborativa e ações integrativas. Afinal é disso que estamos falando. De mediação para um processo significativo de aprendizado e se podemos oportunizar isso, porque não fazê-lo?
A tarde foi muito interessante porque de um simples pensar, o organizar, onerou trabalho mas resultou em qualidade e significância.Saimos desta aula com sentimentos de missão cumprida e mais, agregou no esperar pelo momento, aula de meditação, utilizei Mozart para acalma-los, antes disso , como temos 2 colaboradoras serventes Mary e Day que vieram de Cuba e que estão a 7 meses no país ( cidade e em processo de adaptações na escola), aproveitei as mesmas para falar no microfone e dar aula em espanhol!! As crianças foram a loucura!
O ambiente também foi pensado para ser acolhedor utilizando tapetes, almofadas e pufs , para demonstrar como é importante o momento dedicado à leitura e que isso é de extrema importância no processo de escrita, mas principalmente no processo de leitura do mundo!!
Plantamos sementinhas!
A tarde foi espetacular, só temos agradecimentos a Lucélia Clarindo por tudo que fez e proporcionou a nossas crianças. Embarcar no mundo da imaginação, numa comunidade de especificidades e singularidades, dentre as quais , não conhecer nem ao menos o centro, faz em nossos corações de docentes o sentimento de missão cumprida!
A aula fez surgir um turbilhão de possibilidades que aos poucos iremos colocando em prática.
As turmas dos 4° anos A, B, C, e D, com suas respectivas professoras Lucilaine, Shirley, Renata e Luciele, decidiram se unir e iniciar um projeto de aulas coletivas e integrativas, como já havíamos realizado na semana anterior a aula de Receita que deu muito certo, em consonância de pensamento as profs decidiram realizar uma aula de Contação de História, partindo do princípio de quem conta encanta.Assim o nome que veio a cabeça de imediato foi da contadora de história Lucélia Clarindo, como temos o contato direto da professora, munícipe e colega parceira de
Projetos representativos de valorização social partido do processo educativo, fizemos o c contato e entre nós professoras , pagamos o cachê da profissional, precisamos fazer os ofícios nescessários , solicitando junto a SME. Deferida a "visita", iniciamos o processo de produção de Biografia da convidado, leituras de livros infantis diversos , visto que esse era o objetivo, partilhar de momentos significativos de exemplos de leitura, interpretação, oralidade, autonomia, até porque as turmas estão inseridas no " projeto de Invasão Poética" e precisarão estar a frente lendo , decorando e reclamando poemas. Assim a ideia inicial foi essa, mostrar a simplicidade e desenvoltura que é um processo gradual.
Ao estudarmos sobre a convidada foi muito interessante as descobertas e interesse das crianças, o que resultou em perguntas sugeridas por eles, que foram registradas no caderno interessante que em consonância a todo esse trabalho , havíamos trabalhado REPORTAGEM e estudamos com o JORNAL ( impresso) em sala de aula, fizemos leitura e interpretação geral e para complementar , neste jornal tinha um reportagem específica sobre nossa convidada num.projeto de programa com a UEPG e TV Cultura.
Isso é ou não é consonância e conspiração do universo? Eu acho que é!
Na tarde da aula foi a ela perguntado em forma de entrevista ( pergunta e resposta) e as que ela não conseguiu responder devido ao tempo escasso a Contadora teve a gentileza de encaminhar via Whatsapp. Ela respondeu uma a uma, encantadoramente!
A aula teve muita peculiaridade, diferenciada e totalmente atrativa aos olhos de cada criança, estávamos com uma média de 120 crianças, com olhos brilhando. Neste dia convidamos a professora Josely e seus alunos do 3° ano para participar!
Foi realizado o processo de produção de Convite enviado por foto e no dia entregue pessoalmente assim como cada aluno produziu seu cartão de agradecimento.
Como o contexto sugeria, produzimos um texto de apresentação da profissional , como é feito para apresentar palestras e a aluna Lavínia do 4° ano B , foi a apresentadora. Para o momento de entrevistas , foram escolhidos alunos das 4 turmas. Eu como mediadora gosto muito de trabalhar propostas de teoria e prática e as minhas parceiras vestem a camisa comigo.asskm enquanto uma ( prof Shirley)fez a correria de Uber para buscar a convidada, as outras ( Luciele e Renata) ajudaram a organizar o saguão, não posso deixar de citar agradecimentos as colegas sempre parceiras que encaram desafios como Josely, Ana Mary, Joelma,Murilo, Aline , Cleuci dentre muitos que sempre estão na retaguarda com visão colaborativa e ações integrativas. Afinal é disso que estamos falando. De mediação para um processo significativo de aprendizado e se podemos oportunizar isso, porque não fazê-lo?
A tarde foi muito interessante porque de um simples pensar, o organizar, onerou trabalho mas resultou em qualidade e significância.Saimos desta aula com sentimentos de missão cumprida e mais, agregou no esperar pelo momento, aula de meditação, utilizei Mozart para acalma-los, antes disso , como temos 2 colaboradoras serventes Mary e Day que vieram de Cuba e que estão a 7 meses no país ( cidade e em processo de adaptações na escola), aproveitei as mesmas para falar no microfone e dar aula em espanhol!! As crianças foram a loucura!
O ambiente também foi pensado para ser acolhedor utilizando tapetes, almofadas e pufs , para demonstrar como é importante o momento dedicado à leitura e que isso é de extrema importância no processo de escrita, mas principalmente no processo de leitura do mundo!!
Plantamos sementinhas!
A tarde foi espetacular, só temos agradecimentos a Lucélia Clarindo por tudo que fez e proporcionou a nossas crianças. Embarcar no mundo da imaginação, numa comunidade de especificidades e singularidades, dentre as quais , não conhecer nem ao menos o centro, faz em nossos corações de docentes o sentimento de missão cumprida!
A aula fez surgir um turbilhão de possibilidades que aos poucos iremos colocando em prática.
Comentários
Postar um comentário