Atividade de Páscoa

Professora Lucilaine Machado, 4° ano A. Escola Municipal General Aldo Bonde

Nesta semana que antecedeu o feriado de Páscoa, a turma realizou atividades que tinham como objetivo o reconhecer a História, vista pela linear cultura social. As disciplinas se entrelaçaram ao proporcionar o pensar, repensar e o conhecer, assim, a semana foi intensa de práticas que incluíram o lúdico, necessário nesse momento para a absorção de tanto conhecimento.

Partimos da disciplina de História que sem dúvidas caminhou de mãos dadas com Formação Humana com resultados visíveis na disciplina de Arte. Ao estudar as curiosidades básicas de diferentes culturas espalhadas pelos continentes, os alunos puderam conhecer as culturas e formas de comemoração desta data tão importante para a sociedade, entendendo assim o significado de data comemorativa e o porquê de ser feriado. Foram pautados no perceber e entender a laicidade e principalmente o respeito a diversidade. Esse tempo de reflexão torna-se cada vez mais necessário para a ampliação de conceitos e reconhecimentos. Ao abordar as formas de celebração, foi colocado o significado principal desta data, colocando o Cristo como prioridade e explicando o porquê desses símbolos nesse momento empregados. Assim também se colocou o porquê da intenção do coelhinho da Páscoa. Vejo necessário o entendimento porque infere na contextualização da sociedade, vista pelo convivência e principalmente pelo capitalismo.

Ao conhecerem algumas culturas dos povos, foi possível, compreender as culturas e as referências trazidas de seus ancestrais e as intenções de estimular a difusão nas gerações vindouras.

Tais comemorações causaram curiosidades nos alunos e estimularam a pesquisa, destas pesquisas resultaram desenhos específicos , como exemplo cabe citar, na Ilha de Bermudas a população tem o hábito de empinar pipas na Finlândia o feriado é comemorado com festividades parecidas com o Halloween onde as crianças se fantasiam ;na Austrália o animal típico é o Canguru, visto que enaltecem por estar em extinção; na França a data é comemorada com a produção de um omelete gigante que inclui 15 mil ovos, enfim as crianças se divertiram com tanta informação, e esse material deu origem a um gráfico de preferencias , trabalhando assim, também a matemática. A cultura Ucraniana não poderia ficar de fora, pois ainda vivência a guerra, então foram abordados contextos geográficos sociais, tendo inferência na construção da sociedade e suas classes. Na roda de conversa, surgiram questões específicas inclusive de forma de conviver, se manter, se alimentar. E como forma de consolidar o aprendizado, debatemos sobre nossa cultura, vista da miscigenação, é claro que não faltou confecção de cestinhas, tiaras, e a prática foi celebrada com a pintura de Pêssankas, agora compreendidas pela simbologia. As atividades foram realizadas também nas outras turmas dos 4 anos e 3 anos, cabe agradecer às professoras, Joselly,, Lucielli, ,Renata e Shirley por aderir e assim demonstrar na nossa pratica pedagógica o compartilhar e o trabalhar juntos, assim a semana foi harmônica e de aprendizado visto do macro. Toda ação tem uma reação, esse é o nosso lema.

Vejo importante essa estimulação do perceber o Ser nos diferentes contextos e realidades. A intenção foi objetivada, acredito que sementes de harmonia, convivência e reciprocidade foi plantada nos corações dos alunos, agora segue o processo de fertilização que a meu ver transbordará em plantinhas de respeito ao outro como sujeito igual.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendendo sobre Sistema Respiratório

15 de março, dia da Escola