Estimulando a geração do amanhã no requerer hoje.

AUTORA
Professora Lucilaine Machado, 5º ano E

A turma do 5 ano E neste mês perpassou aos vários tipos de escrita, em especial a Carta , tanto na forma pessoal, encaminhada para a professora do ano anterior ( trabalhando assim a afetivos) como no formato descontraído, aproveitando que o professor de Educação Física estava sendo transferido para outro escola, assim a firma de escrita foi despedida descontraída. Trabalhando no mesmo viés que o professor trabalhava. Para dar continuidade nas possibilidades de escrita,pensando agora num formato profissional e adequação da fala e escrita correta, surgiu nas rodas de conversa a possibilidade de escrever uma carta aberta , está destinada o diretor da escola.

Partimos da forma de escrita e formatação.

Ideias centrais e organização do texto.Definidos os tópicos, foi escolhido o aluno escriba par registro no quadro e depois para o transcrever da carta propriamente dita.

A aluna Isabela ficou responsável por este trabalho.

Após os alunos organizaram a escrita do envelope e nomearam uma comissão para a entrega propriamente dita, visto que após ser explicada a importância dos correios e a organização geográfica partida do CEP e endereço etc e tal

Como a entrega seria feira na escola, expliquei que seriam os " pombos correios" neste momento, remetendo a conversa histórica do passado .

Enfim retornando ao assunto , uma professora sugeriu como forma de valorizar mais o trabalho do turma que houvesse também um Abaixo Assinado, e assim o foi feito!

As equipes foram nãos turmas doa outros 5°s anos , leram a carta e solicitaram aos que estivessem de acordo que assinassem o documento, colaborando assim para o entendimento da importância dos documentos pessoais e da escrita correta de seus nomes

Está atividade vista por mim, possibilitou aos alunos perceber que podem ter voz ática, que são açōes como essas de debate e questionamento partidos da educação e respeito que podem colaborar com a transformação social.

Deixei-os a vontade para debater , colocar suas inquietações e verbalizar suas necessidades e vontades. E olha que essa turma me surpreendeu! Não imaginamos , mas é nessas horas que aparece a tranaformacao e amadurecimento de cada um .Foram desafiados e responderam a altura. Os tópicos de solicitação perpassaram a limpeza da sala, higiene do banheiro e refeitório, respeito com as merendeiras , agradecimento ao bom cuidado das mesmas e até solicitação de espaço coberto para o recreio, preocupados com os dias de chuva e dispersão doa alunos, não posso deixar de lembrar que solicitaram brinquedos e manutenção do parquinho, pois como eles nesmo disseram " somos crianças" e precisamos brincar", e finalizaram expressando tais desejos mesmo sendo seu último ano na escola, pensaram nas gerações que virão na sequência.

A atividade foi muito interessante e rendeu discussão, inclusive entre as professoras.

Agora partiremos como uma carta para a secretaria de educação e para a prefeita!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 de março, dia da Escola

Formando seres pensantes e sociais

Aprendendo sobre Sistema Respiratório