Ser Criança na semana das Crianças

AUTORA
Professora Lucilaine Machado, 5°ano E

Neste mês de comemoração do dia das crianças, nós professoras Lucilaine, Ana, Clarice, Ana Gabriele, Andréia e Josely, decidimos trabalhar em equipe, isso já é comum entre nós, mas planejamos a semana para ser mais dinâmica e integrativa, fazendo com que os alunos pudessem conviver com todos e entre todos e mostrando assim a importância do respeito e da organização social.

Como prioridade sem dúvida tínhamos o aprendizado nésignificativo, orem sabemos que podemos fazê-lo utilizando atividades praticas que sem dúvida proporcionam o letramento propriamente dito.

Organizamos um roteiro de atividades específicas que contemplaram os objetivos semanais e que também viriam de encontro com as habilidades que precisavam ser trabalhadas.

A semana foi muito prática, partindo do registro escrito e interpretação do texto e do contexto social .

Uma reportagem e um texto explicativo sobre a história do surgimento do dia das crianças, perpassou pela história das crianças no Brasil no viés dos direitos e deveres tanto deles,quanto dos pais e do Estado como responsáveis pela integridade infantil.

Aprenderam sobre os governantes responsáveis por essa data e consequentemente a hierarquia legislativa e o tempo cronológico dos fatos.Retomamos a fala sobre o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) , e como forma de valorizar cada contexto social, conversamos sobre o acesso às escolas nas diferentes regiões do país e do mundo , abordando assim as diferenças das classes sociais .

Partindo dessa teoria densa fomos para atividades práticas dentre elas:

Produção em sala de salada de frutas , sanduíche natural, receita de massinha de modelar .

As crianças registraram o texto instrucional e partiram para a produção propriamente dita e é claro com momento de degustação, que é a melhor parte né!

Realizamos desfile de fantasias e premiação das melhores elaboradas ( criatividade), tivemos o momento cineminha em sala e não poderia faltar uma gincana bem animada Para finalizar a semana realizamos a escola do " melhor cabelo maluco" , houve votação aberta e democrático.

Sem dúvida essa semana foi diferenciada, utilizamos teoria e muita atividade prática.

Não vou negar que o cansaço é dobrado, mas, experienciar momentos de descontração doa alunos sem dúvida e muito gratificante.

Trabalhamos dobrado sim , então usamos a matemática porque dividimos muitos sorrisos alegria e diversão.

Quem disse que não dá para aprender brincando!?

Eu digo que dá;

Estamos tentando formar uma sociedade mais equilibrada, emocionalmente pois sem dúvida e Educação Sociomocional será diferencial na tomada de decisões nesta sociedade contemporânea.














































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 de março, dia da Escola

Formando seres pensantes e sociais

Aprendendo sobre Sistema Respiratório