Mediando a geração do amanhã na tomada de decisões pautadas em convivência integrativa
AUTORA
Professora Lucilaine Machado, 5º ano E
Quando traduzimos açōes que reverberam para o diálogo e o respeito mútuo, construimos uma sociedade mais humanizada. Por vezes o conflito e resultado de falta da falta de entendimento que é decorrente da falta de interpretação " de mundo" de contexto, de pensamentos etc.
Na busca por uma modificação de atos e açōes que supostamente são traduzidas como normais, a disciplina de Formação Humana neste momento abordou no conteúdo a Educação para Paz que busca promover o diálogo nas inquietações que por vezes resultam em discussões e brigas.
Hoje esse é um assunto necessário em sala de aula, visto que colabora com a educação sociiemocional que infere no ouvir e respeitar o outro num contexto de sociedade da diversidade que inclui gêneros, raças, religiões, opiniões dentre muitos assuntos. Assim a turma foi gradativamente trabalhando o assunto e eu como professora mediando a conscientização através de exemplos pautados na nossa realidade histórica.
Como fechamento do nosso trabalho , aproveitei para finalizar com montagem coletiva de cartaz explicativo sobre a educação para a paz, assim como a escolha da pombinha da paz sendo símbolo reconhecido mundialmente e os aulas desenharam suas mãos e decoraram de acordo com a temática que foi a DIVERSIDADE
As atividades incluíram abordagens das disciplinas inter relacionadas . Partimos de textos explicativos sobre o porque da necessidade de medicação entre as nações assim, aprenderam sobre localização espacial, comitê de negociação, e sobre as Nações Unidas, entenderam sobre a necessidade da intervenção da ONU, as diferenças sociais que interferem no acesso e na tomada de decisões.
Dialogamos sobre a guerra atual entre Ucrânia e Rússia ( onde próximo da Páscoa já havíamos abordado sobre as tradicoes de um povo e inclusive com. Colaboração da prof Ana Clarice que é descendente Ucraniana pudemos aprender , entender melhor e confeccionar as *pessankas tradicionais da Pascoa Ucraniana , falamos também sobre o evento próximo que é a Copa do Mundo em que diferentes povos com culturas específicas se reúnem em prol de um objetivo, neste caso o futebol.
Não menosprezamos as nossas vivências diárias com família e colegas de escola, os relacionamentos que por vezes são tensos.
Enfim a intenção sem dúvidas deste trabalho foi oportunizar aos alunos um olhar mais crítico do micro para o macro quando falado de contexto social e que pequenos atos de RESPEITO e CONSCIÊNCIA de escolha podem fazer toda a diferença!
É claro que por vezes , para o público alvo escolar por ser criança possa ser visto como assunto abstrato , mas a violência está posta no cotidiano de todos nós e exemplos são para serem seguidos, sendo assim cabe a nós educadores mostrarmos possibilidades de escolha que repercutirão no futuro individual e coletivo de cada um e de todos porque a intenção desta aula iniciou com a intenção de formar um cidadão consciente! Isso como consequência quisá acreditar numa modificação de contexto social pautada na equidade
Professora Lucilaine Machado, 5º ano E
Quando traduzimos açōes que reverberam para o diálogo e o respeito mútuo, construimos uma sociedade mais humanizada. Por vezes o conflito e resultado de falta da falta de entendimento que é decorrente da falta de interpretação " de mundo" de contexto, de pensamentos etc.
Na busca por uma modificação de atos e açōes que supostamente são traduzidas como normais, a disciplina de Formação Humana neste momento abordou no conteúdo a Educação para Paz que busca promover o diálogo nas inquietações que por vezes resultam em discussões e brigas.
Hoje esse é um assunto necessário em sala de aula, visto que colabora com a educação sociiemocional que infere no ouvir e respeitar o outro num contexto de sociedade da diversidade que inclui gêneros, raças, religiões, opiniões dentre muitos assuntos. Assim a turma foi gradativamente trabalhando o assunto e eu como professora mediando a conscientização através de exemplos pautados na nossa realidade histórica.
Como fechamento do nosso trabalho , aproveitei para finalizar com montagem coletiva de cartaz explicativo sobre a educação para a paz, assim como a escolha da pombinha da paz sendo símbolo reconhecido mundialmente e os aulas desenharam suas mãos e decoraram de acordo com a temática que foi a DIVERSIDADE
As atividades incluíram abordagens das disciplinas inter relacionadas . Partimos de textos explicativos sobre o porque da necessidade de medicação entre as nações assim, aprenderam sobre localização espacial, comitê de negociação, e sobre as Nações Unidas, entenderam sobre a necessidade da intervenção da ONU, as diferenças sociais que interferem no acesso e na tomada de decisões.
Dialogamos sobre a guerra atual entre Ucrânia e Rússia ( onde próximo da Páscoa já havíamos abordado sobre as tradicoes de um povo e inclusive com. Colaboração da prof Ana Clarice que é descendente Ucraniana pudemos aprender , entender melhor e confeccionar as *pessankas tradicionais da Pascoa Ucraniana , falamos também sobre o evento próximo que é a Copa do Mundo em que diferentes povos com culturas específicas se reúnem em prol de um objetivo, neste caso o futebol.
Não menosprezamos as nossas vivências diárias com família e colegas de escola, os relacionamentos que por vezes são tensos.
Enfim a intenção sem dúvidas deste trabalho foi oportunizar aos alunos um olhar mais crítico do micro para o macro quando falado de contexto social e que pequenos atos de RESPEITO e CONSCIÊNCIA de escolha podem fazer toda a diferença!
É claro que por vezes , para o público alvo escolar por ser criança possa ser visto como assunto abstrato , mas a violência está posta no cotidiano de todos nós e exemplos são para serem seguidos, sendo assim cabe a nós educadores mostrarmos possibilidades de escolha que repercutirão no futuro individual e coletivo de cada um e de todos porque a intenção desta aula iniciou com a intenção de formar um cidadão consciente! Isso como consequência quisá acreditar numa modificação de contexto social pautada na equidade
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