Mediando a geração do amanhã na tomada de decisões pautadas em convivência integrativa

AUTORA
Professora Lucilaine Machado, 5º ano E

Quando traduzimos açōes que reverberam para o diálogo e o respeito mútuo, construimos uma sociedade mais humanizada. Por vezes o conflito e resultado de falta da falta de entendimento que é decorrente da falta de interpretação " de mundo" de contexto, de pensamentos etc.

Na busca por uma modificação de atos e açōes que supostamente são traduzidas como normais, a disciplina de Formação Humana neste momento abordou no conteúdo a Educação para Paz que busca promover o diálogo nas inquietações que por vezes resultam em discussões e brigas.

Hoje esse é um assunto necessário em sala de aula, visto que colabora com a educação sociiemocional que infere no ouvir e respeitar o outro num contexto de sociedade da diversidade que inclui gêneros, raças, religiões, opiniões dentre muitos assuntos. Assim a turma foi gradativamente trabalhando o assunto e eu como professora mediando a conscientização através de exemplos pautados na nossa realidade histórica.

Como fechamento do nosso trabalho , aproveitei para finalizar com montagem coletiva de cartaz explicativo sobre a educação para a paz, assim como a escolha da pombinha da paz sendo símbolo reconhecido mundialmente e os aulas desenharam suas mãos e decoraram de acordo com a temática que foi a DIVERSIDADE

As atividades incluíram abordagens das disciplinas inter relacionadas . Partimos de textos explicativos sobre o porque da necessidade de medicação entre as nações assim, aprenderam sobre localização espacial, comitê de negociação, e sobre as Nações Unidas, entenderam sobre a necessidade da intervenção da ONU, as diferenças sociais que interferem no acesso e na tomada de decisões.

Dialogamos sobre a guerra atual entre Ucrânia e Rússia ( onde próximo da Páscoa já havíamos abordado sobre as tradicoes de um povo e inclusive com. Colaboração da prof Ana Clarice que é descendente Ucraniana pudemos aprender , entender melhor e confeccionar as *pessankas tradicionais da Pascoa Ucraniana , falamos também sobre o evento próximo que é a Copa do Mundo em que diferentes povos com culturas específicas se reúnem em prol de um objetivo, neste caso o futebol.

Não menosprezamos as nossas vivências diárias com família e colegas de escola, os relacionamentos que por vezes são tensos.

Enfim a intenção sem dúvidas deste trabalho foi oportunizar aos alunos um olhar mais crítico do micro para o macro quando falado de contexto social e que pequenos atos de RESPEITO e CONSCIÊNCIA de escolha podem fazer toda a diferença!

É claro que por vezes , para o público alvo escolar por ser criança possa ser visto como assunto abstrato , mas a violência está posta no cotidiano de todos nós e exemplos são para serem seguidos, sendo assim cabe a nós educadores mostrarmos possibilidades de escolha que repercutirão no futuro individual e coletivo de cada um e de todos porque a intenção desta aula iniciou com a intenção de formar um cidadão consciente! Isso como consequência quisá acreditar numa modificação de contexto social pautada na equidade










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 de março, dia da Escola

Formando seres pensantes e sociais

Aprendendo sobre Sistema Respiratório