O Universo visto a olho nu

AUTORA
Professora Lucilaine Machado, 5º ano E

O conteúdo programático de Ciências Naturais dessa aula foi Astronomia , o Universo e sua composição corpos celestes ,asteróides, nebulosas , as estrelas e os planetas. Foram abordagens sequências, onde os alunos pós exposição teórica do conteúdo através dos livros e explicações, foram estimulados a perceber se no contexto micro e macro de localização, isso ainda e sempre é necessário ser abordado . Mas como é um conteúdo denso e que requer sequência. Trabalhamos com o desenho do Sistema Solar, assistimos vídeos que proporcionam ver o Universo e sua magnetude. O mapa mental é uma ferramenta que eu gosto de usar e meus alunos aprenderam a gostar também então como aula prática depois de toda teoria, finalizamos com a pintura em cartolina , meu desejo ainda é proporcionar a pintura em tela...

Eu fiz a minha tela ... Expliquei as técnicas necessárias para a utilização das cores e suas misturas e a regra foi Criatividade e Capricho... Como estudamos sobre os astros incluindo a Astrologia onde os símbolos tem significado essencial e principal para a cultura em especial dos indígenas assim os trabalhos começaram a ter vida e surpreenderam com composições que incluíram os planetas, as marcações imaginárias das estrelas , constelações que partiram também para as marcações simbólicas da cultura indígena como por exemplo o tupi guarani. Nas composições apareceram inferências inclusive ao homem velho que é uma junçao de marcações que formam um homem segurando uma bengala, simbolizando o respeito e a importância na cultura desse povo .

Assim mais um trabalho interdisciplinar foi abordado pois foi além partilhando conhecimentos geográficos e históricos da de um povo , finalizado na concretização de mais uma aula teórico prática .
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Papos Cabeças em ação – mulheres protagonistas, exemplos de empoderamento Mulher pode ser o que ela quiser!

15 de março, dia da Escola

Ser Criança na semana das Crianças