As formas de relevos terrestres
AUTORA
Professora Lucilaine Machado, 5º ano E
A aula de Geografia início com teoria explicativa sobre os tipos de relevos e surpreendente resultou em belíssimos trabalhos que integraram as disciplinas de Geografia, História e Arte.
O conteúdo abordado agregou muito experiência positiva para a turma.
Professora Lucilaine Machado, 5º ano E
A aula de Geografia início com teoria explicativa sobre os tipos de relevos e surpreendente resultou em belíssimos trabalhos que integraram as disciplinas de Geografia, História e Arte.
O conteúdo abordado agregou muito experiência positiva para a turma.
O conteúdo foi além da disciplina! Trabalhamos interdisciplinariedade uma coisa que eu como docente acho importante 0ara o aprendizado significativo .A abordagem inicial partiu dos fundamentos tradicionais para composição da aula , neste sentido a prática teórica que inclui livro e caderno sempre está presente porém acho importante agregar os mapas mentais pois possibilitam uma visão imagem escrita que colabora como forma de assimilação . Dando continuidade ao aprendizado, partimos para a experiência na prática e assim a proposta da vez foi maquete de argila, que estava no planejamento de nós todas 5 professoras das 5 turmas de 5°s anos da escola , mas é claro que cada uma teve sua liberdade na execução.
Assim na minha turma a essa nova opção de trabalho , fez com que os alunos se encantassem com a produção. É claro que trabalhos como esse oneram tempo , trabalho maior e sujeira, mas se pensarmos pelo lado criativo ... A mente criativa precisa de estímulos! E não é que para minha surpresa, a maioria dos alunos nunca havia experiênciado o uso de pincel , tinta guache sem falar na argila...
As emoções ficaram afloradas e os resultados primoroso. Para mim uma gratificação de valor indescritível de satisfação por proporcionar a eles tal experiência . Os trabalhos ficaram exposto para que outros colegas pudessem apreciar eles compuseram diversas e diferentes formas de relevo.
Como foram além do esperado propus mais uma experiência, como fechamento do trabalho os alunos fizeram releituras de tipos de relevos, agora agregando a disciplina de Arte .
Fiquei muito realizada em ver cada processo de execução e finalização, mas principalmente por proporcionar aos meus alunos o sentimento de acreditar em si próprios e não sua capacidade de construir algo a partir do simples acreditar em si próprios, pois eles não acreditavam que eram capazes e a prova contrária dessa crença foram seus próprios trabalhos assim mesmo sem intenção posta inferimos também a Formação Humana . Cabe relatar que cada conteúdo abordado é necessário para a construção do aprendizado mas isso não precisa ser uma coisa massante. É isso que penso. É por isso que invisto nos meus alunos, porque acredito que são capazes. Basta apenas eles acreditarem nisso também.
Assim na minha turma a essa nova opção de trabalho , fez com que os alunos se encantassem com a produção. É claro que trabalhos como esse oneram tempo , trabalho maior e sujeira, mas se pensarmos pelo lado criativo ... A mente criativa precisa de estímulos! E não é que para minha surpresa, a maioria dos alunos nunca havia experiênciado o uso de pincel , tinta guache sem falar na argila...
As emoções ficaram afloradas e os resultados primoroso. Para mim uma gratificação de valor indescritível de satisfação por proporcionar a eles tal experiência . Os trabalhos ficaram exposto para que outros colegas pudessem apreciar eles compuseram diversas e diferentes formas de relevo.
Como foram além do esperado propus mais uma experiência, como fechamento do trabalho os alunos fizeram releituras de tipos de relevos, agora agregando a disciplina de Arte .
Fiquei muito realizada em ver cada processo de execução e finalização, mas principalmente por proporcionar aos meus alunos o sentimento de acreditar em si próprios e não sua capacidade de construir algo a partir do simples acreditar em si próprios, pois eles não acreditavam que eram capazes e a prova contrária dessa crença foram seus próprios trabalhos assim mesmo sem intenção posta inferimos também a Formação Humana . Cabe relatar que cada conteúdo abordado é necessário para a construção do aprendizado mas isso não precisa ser uma coisa massante. É isso que penso. É por isso que invisto nos meus alunos, porque acredito que são capazes. Basta apenas eles acreditarem nisso também.
Comentários
Postar um comentário