As formas de relevos terrestres

AUTORA
Professora Lucilaine Machado, 5º ano E

A aula de Geografia início com teoria explicativa sobre os tipos de relevos e surpreendente resultou em belíssimos trabalhos que integraram as disciplinas de Geografia, História e Arte.
O conteúdo abordado agregou muito experiência positiva para a turma.

O conteúdo foi além da disciplina! Trabalhamos interdisciplinariedade uma coisa que eu como docente acho importante 0ara o aprendizado significativo .A abordagem inicial partiu dos fundamentos tradicionais para composição da aula , neste sentido a prática teórica que inclui livro e caderno sempre está presente porém acho importante agregar os mapas mentais pois possibilitam uma visão imagem escrita que colabora como forma de assimilação . Dando continuidade ao aprendizado, partimos para a experiência na prática e assim a proposta da vez foi maquete de argila, que estava no planejamento de nós todas 5 professoras das 5 turmas de 5°s anos da escola , mas é claro que cada uma teve sua liberdade na execução.
Assim na minha turma a essa nova opção de trabalho , fez com que os alunos se encantassem com a produção. É claro que trabalhos como esse oneram tempo , trabalho maior e sujeira, mas se pensarmos pelo lado criativo ... A mente criativa precisa de estímulos! E não é que para minha surpresa, a maioria dos alunos nunca havia experiênciado o uso de pincel , tinta guache sem falar na argila...
As emoções ficaram afloradas e os resultados primoroso. Para mim uma gratificação de valor indescritível de satisfação por proporcionar a eles tal experiência . Os trabalhos ficaram exposto para que outros colegas pudessem apreciar eles compuseram diversas e diferentes formas de relevo.
Como foram além do esperado propus mais uma experiência, como fechamento do trabalho os alunos fizeram releituras de tipos de relevos, agora agregando a disciplina de Arte .
Fiquei muito realizada em ver cada processo de execução e finalização, mas principalmente por proporcionar aos meus alunos o sentimento de acreditar em si próprios e não sua capacidade de construir algo a partir do simples acreditar em si próprios, pois eles não acreditavam que eram capazes e a prova contrária dessa crença foram seus próprios trabalhos assim mesmo sem intenção posta inferimos também a Formação Humana . Cabe relatar que cada conteúdo abordado é necessário para a construção do aprendizado mas isso não precisa ser uma coisa massante. É isso que penso. É por isso que invisto nos meus alunos, porque acredito que são capazes. Basta apenas eles acreditarem nisso também.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

15 de março, dia da Escola

Formando seres pensantes e sociais

Aprendendo sobre Sistema Respiratório