PROJETO DE VALORIZAÇÃO E IGUALDADE DE GÊNERO E FUNDAMENTAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA SOLIDIFICAÇÃO DA FAMĹIA
AUTORA
Professora Lucilaine Machado Munefiça, 5º ano A
JUSTIFICATIVA
Este projeto teve como princípio norteador intencional, a afetividade e demonstração de carinho e reconhecimento num momento de isolamento e acúmulo de funções, onde devido as normativas deixamos de lado os atos afetivos e absorvemos uma rotina mecânica exaustiva e trabalhosa.
OBJETIVOS
Geral:
Proporcionar através da prática pedagógica, uma interação entre os alunos e suas “mães”.
Específicos:
Explorar a importância da igualdade de gênero
Demonstrar a importância da afetividade
Exemplificar que todos temos direitos e deveres iguais
Mostrar a necessidade dos laços afetivos
Estimular a autonomia e a criatividade
proporcionar momentos de afetividade
METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
O presente trabalho é resultado de uma somativa de atividade interrelacionadas num período entre os meses de março e maio, os quais tem como datas comemorativas ( dia internacional da Mulher e o Dia das Mães), que neste projeto exemplificou e abordou a importância do ser referencial indo além do Gênero, isto é incluiu a temática de conscientização quanto às diferentes formas de família da contemporâneidade ( mãe solo; avó; avô, tia, irmão, vizinha, dentre outras ).
As atividades realizadas com a turma do 5 ano A , foram adaptadas para a realidade histórico social vivenciada ( pandemia e isolamento advindos do Coronavírus.
Semanalmente foram materiais manipuláveis para a confecção de por exemplo( cartões, dobraduras de flores ) o objetivo das atividades foi trabalhar além do contexto escolar e busca de quebra de paradigmas. Foi solicitado que os alunos realizassem entrevistas com as mulheres refenciasis de sua vivência, assim como no dia do trabalhador ( 1 maio) foi realizada atividade de construção da autonomia e ampliação do prisma de possibilidades de carreiras a serem seguidas por mulheres. As atividades se complementavam, entre desenhos, pinturas, textos, poemas. Como fechamento do projeto foi solicitado que os alunos gravassem vídeos cantando musicas específicas para suas mães.
Outra importante atividade foi a releitura de uma obra feita pela professora Ellen ( 3 ano da escola) , a qual foi comunicada e de grato aceito autorizou o trabalho. Cabe salientar a importância da professora Inês que deu suporte qualitativo na audição das leituras dos poemas encaminhados aos alunos.
O material foi coletado nas aulas online via Meet e subsequentemente editados em vídeos que foram postados como forma de homenagear as pessoas responsáveis sendo publicados no grupo de WhatsApp e facebook da escola.
Como última atividade foi confeccionado um mural com corações ( nome dos alunos-filhos) e confecção de rosas de crepom.
No dia da retirada de atividades, foram tiradas fotos das mães .
CONSIDERAÇÕES
O projeto atingiu o objetivo almejado.
Os alunos foram dedicados, conseguiram mesmo distantes , trabalhar em equipe em prol de um objetivo. Realizaram todas as atividades solicitadas com zêlo e capricho. A solicitação para a realização da coreografia foi aceite de bom grado pela maioria, salvo aqueles que não tem acesso a redee de internet.
Estimuladas as mães foram predispostas para realizar as atividades em conjunto com os filhos
A certeza do objetivo alcançado perpassou por palavras de carinho e olhos com lágrimas.
Música
Eu tenho tanto
Sou eu assim sem você
Vídeos APLICATIVOS E SITES
Professora Lucilaine Machado Munefiça, 5º ano A
JUSTIFICATIVA
Este projeto teve como princípio norteador intencional, a afetividade e demonstração de carinho e reconhecimento num momento de isolamento e acúmulo de funções, onde devido as normativas deixamos de lado os atos afetivos e absorvemos uma rotina mecânica exaustiva e trabalhosa.
OBJETIVOS
Geral:
Proporcionar através da prática pedagógica, uma interação entre os alunos e suas “mães”.
Específicos:
Explorar a importância da igualdade de gênero
Demonstrar a importância da afetividade
Exemplificar que todos temos direitos e deveres iguais
Mostrar a necessidade dos laços afetivos
Estimular a autonomia e a criatividade
proporcionar momentos de afetividade
METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
O presente trabalho é resultado de uma somativa de atividade interrelacionadas num período entre os meses de março e maio, os quais tem como datas comemorativas ( dia internacional da Mulher e o Dia das Mães), que neste projeto exemplificou e abordou a importância do ser referencial indo além do Gênero, isto é incluiu a temática de conscientização quanto às diferentes formas de família da contemporâneidade ( mãe solo; avó; avô, tia, irmão, vizinha, dentre outras ).
As atividades realizadas com a turma do 5 ano A , foram adaptadas para a realidade histórico social vivenciada ( pandemia e isolamento advindos do Coronavírus.
Semanalmente foram materiais manipuláveis para a confecção de por exemplo( cartões, dobraduras de flores ) o objetivo das atividades foi trabalhar além do contexto escolar e busca de quebra de paradigmas. Foi solicitado que os alunos realizassem entrevistas com as mulheres refenciasis de sua vivência, assim como no dia do trabalhador ( 1 maio) foi realizada atividade de construção da autonomia e ampliação do prisma de possibilidades de carreiras a serem seguidas por mulheres. As atividades se complementavam, entre desenhos, pinturas, textos, poemas. Como fechamento do projeto foi solicitado que os alunos gravassem vídeos cantando musicas específicas para suas mães.
Outra importante atividade foi a releitura de uma obra feita pela professora Ellen ( 3 ano da escola) , a qual foi comunicada e de grato aceito autorizou o trabalho. Cabe salientar a importância da professora Inês que deu suporte qualitativo na audição das leituras dos poemas encaminhados aos alunos.
O material foi coletado nas aulas online via Meet e subsequentemente editados em vídeos que foram postados como forma de homenagear as pessoas responsáveis sendo publicados no grupo de WhatsApp e facebook da escola.
Como última atividade foi confeccionado um mural com corações ( nome dos alunos-filhos) e confecção de rosas de crepom.
No dia da retirada de atividades, foram tiradas fotos das mães .
CONSIDERAÇÕES
O projeto atingiu o objetivo almejado.
Os alunos foram dedicados, conseguiram mesmo distantes , trabalhar em equipe em prol de um objetivo. Realizaram todas as atividades solicitadas com zêlo e capricho. A solicitação para a realização da coreografia foi aceite de bom grado pela maioria, salvo aqueles que não tem acesso a redee de internet.
Estimuladas as mães foram predispostas para realizar as atividades em conjunto com os filhos
A certeza do objetivo alcançado perpassou por palavras de carinho e olhos com lágrimas.
Música
Eu tenho tanto
Sou eu assim sem você
Vídeos APLICATIVOS E SITES
Comentários
Postar um comentário